quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Didática

Para que serve a raiz quadrada?
Vanja Ferreira

Esta pergunta me foi feita por um aluno de 6º série. E acredito que, juntamente com esta, muitas outras interrogações povoam a cabeça deste e da maioria dos estudantes.

Isso me fez refletir sobre os conteúdos ensinados na escola.
Metade do que nos é transmitido durante anos e anos das nossas vidas são descartados; ou seja, decoramos o exigido apenas para “passar” de ano ou para realizar uma prova, algumas horas depois já esquecemos tudo e isso não nos fará falta alguma.

Alguém, que não seja especialista em alguma ciência exata, se lembra de ter usado, pelo menos uma vez, os valores de “Pi” ou uma “equação completa do 2º grau”, ou ainda, a “soma dos quadrados do cateto” com alguma coisa da tal “hipotenusa” que reprova um “montão” de gente?

E na Língua Portuguesa, alguém já saiu por aí classificando as “orações coordenadas sindéticas”, os “verbos transitivos” e o “pretérito mais-que-perfeito”?

Para não dizer que estou de marcação apenas com essas duas disciplinas, posso ficar aqui o dia inteiro dando outros exemplos: você já perguntou para sua namorada se ela é “Aa ou Xx”? Quando pega numa enxada, já parou para pensar se é “braço de força ou braço de resistência”? E a capital do Kazaquistão, você sabe qual é, ou melhor, onde fica isso? Você se lembra o ano em que aconteceu a 1º viagem de Vasco da Gama (não é o time do Rio de Janeiro)?

Parece brincadeira, mas não é! Se nos preocupássemos em aprender e ensinar conteúdos significativos, que realmente tivessem utilidade prática e deixássemos esses tipos de conteúdos para quem quer se especializar em cada área (isso seria em cursos profissionalizantes e nos cursos superiores), certamente perderíamos menos tempo de nossas vidas dentro de uma escola e poderíamos estar adquirindo conhecimentos relevantes.

Poderíamos, por exemplo, estar aprendendo a escrever bem, a realizar as quatro operações necessárias para qualquer atividade da vida, a pesquisar e produzir ciência (invenções), a entender o mundo globalizado através de intercâmbio, a exercer a cidadania conhecendo e fazendo cumprir as leis, a reivindicar com consciência crítica e a argumentar com fundamentações.

Bem, quanto ao meu aluno, eu que não sou professora de matemática e nem nunca ninguém me disse o significado do termo em questão – e isso não influenciou em nada a minha vida, olhei para a cara dele e para o restante da turma e perguntei:
Alguém sabe para que serve a raiz quadrada?






Um comentário:

guilherme disse...

que ridicula, isso mostra pq professoras nao sao valorizadas